VENCEDORES POR OPÇÃO

O modelo desenvolvido por COLLINS e HANSEN (2012) decorre de um estudo comparativo entre empresas semelhantes em seus setores, que foram bem sucedidas em enfrentar diversas crises e situações de incerteza. Trata-se de uma pesquisa rica em apontamentos, com alta capacidade de aplicação prática e de grande valor para as empresas.

Esse modelo apresenta quatro dimensões fundamentais para a obtenção de resultados consistentes e duradouros e descarta o elemento “sorte” como variável de determinação do sucesso. Nele, há a argumentação de que os incidentes de sorte/azar estiveram presentes e igualmente distribuídos nos grupos bem sucedidos.

vencedores

AS DIMENSÕES SÃO

Disciplina Fanática

Percorrer uma marcha constante de trinta quilômetros na caminhada diária, de modo a garantir nem menos (exigindo um esforço adicional em tempos desfavoráveis), nem mais (tendo que autoimpor limites em tempos favoráveis) do que o planejado. O valor dessa dimensão vem da criação de uma cultura de ritmo na organização, que auxilia na ampliação da estima e da capacidade de superar tempos de crise, assim como evita crescer mais do que o desejável em momentos de bonança, garantindo, assim, um desenvolvimento sustentável. O diferencial na criação desse valor reside na identificação de parâmetros de desempenho, os quais, de modo adequado, refletem a estratégia definida.

Criatividade Empírica

Dispara, primeiramente balas de revólver e, somente após uma devida calibração, disparar balas de canhão. A importância desse item perpassa a política de inovação da organização e a forma como assume riscos. Inovar é importante e necessário, bem como assumir riscos nas aquisições e nos investimentos, por exemplo, faz-se necessário. O diferencial está na forma como as empresas testam suas hipóteses, e calibram bem (usando evidências empíricas) seus “tiros”, deixando para realizar as grandes apostas após terem adquirido o conhecimento e a experiência necessários para o que se espera.

Paranoia Produtiva

Manter-se acima da linha da morte se relaciona à capacidade das empresas estarem preparadas para lidar com crises. Tal capacidade não se vincula a uma habilidade de prever o futuro, mas tão somente à obsessão por pensar em riscos possíveis, que sejam mortais ao empreendimento, e, desse modo, evitá-los. O diferencial dessa dimensão reside na habilidade de estar atento e antenado para captar as eventualidades que possam afetar a empresa e conseguir focar na implementação de alguma contramedida que gere resultado efetivo.

Ambição nível 5

O modelo EMC (específico,metódico e consistente) baseia-se em um conjunto de práticas que explicita, de modo claro, a fórmula operacional de sucesso da empresa. De posse dessas orientações, surge o desafio de se ter disciplina, no intuito de se garantir fidelidade ao caminho explicitado, bem como a compreensão sobre onde e quando realizar alguma adaptação pontual. Empresas com crescimento destacado ao longo de maiores períodos mantiveram grande consistência em seguir rigorosamente o seu propósito, evitando, portanto, desviar-se, desfocar ou desvirtuar do seu modo de operação.

A combinação e a observância prática dessas quatro dimensões ampliam as chances de obtenção de resultados consistentes e duradouros por uma organização, uma vez que elas se compõem de valores sinérgicos e interdependentes. Tais valores, por sua vez, são simples, contudo, de desafiadora implementação. Isso porque se organizar e planejar uma instituição com base nesses princípios já se constitui em tarefa árdua e manter-se fiel a eles se apresenta como uma verdadeira missão.

Exatamente por exigir um esforço coordenado e contínuo, a efetivação desse modelo surge como um desafio para poucos, justamente para aqueles que almejam atuar de forma diferenciada no cenário que estão inseridos.

Nesse sentido, o papel de um bom consultor pode não estar vinculado à criação e implantação de tais valores nas empresas, mas sim à promoção da sua observância ao longo da trajetória institucional. Dessa forma, buscar aproximar os valores das organizações a esse modelo apresentado é um desafio que nós sempre possuímos sempre em mente e compartilhamos com nossos clientes.